segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Reflexão sobre as TIC's

Planejar aula com as tecnologias de informação e comunicação (TIC's) é sempre prazeroso, não me vejo sem elas, já fazem parte da minha vida, ainda mais que estou me graduando em Comunicação Social - Jornalismo, uma profissão que utiliza como principal ferramenta de trabalho as TIC's.

Sempre as vi com muita naturalidade, mas temos que entender que muitas pessoas ainda tem um pouco de dificuldade com as novas tecnologias, por isso, precisamos, além de tudo, ter um pouco de paciência para ensinar.

Mas, em sala de aula, como já dito anteriormente, não adianta o professor utilizar as TIC's se ele continuar com sua didática arcaica, o que não mudará nada para os alunos.

Hoje em dia, os professores recolhem os celulares dos alunos em sala de aula, mas na minha opinião, um professor deve disciplinar o aluno a desligá-lo ou colocá-lo no silencioso, não é isso que fazemos quando vamos para um curso de aprimoramento? Mesmo que um celular toque em um curso, o palestrante não vai sair gritando e tomando o celular dos cursistas, não é mesmo!? Acho que devemos refletir sobre muitas ações da rotina escolar e entender que essas causas irão influenciar, definitivamente, no futuro das crianças. Por isso, repito, não adianta utilizarmos as TIC's de forma efetiva se não mudarmos nossa didática também para um melhor e eficaz ensino/aprendizado. Abraços a todos.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Texto Cibernético

Hoje em dia, no Tocantins, os blogs são muito utilizados como ferramentas de opinião política e como informativo em geral, pelo menos nasceram como blogs antes de terem um domínio próprio (.com.br). Temos exemplo de Roberta Tum, Cleber Toledo e Conexão Tocantins.
Não sou muito a favor do internetês, como é conhecido o texto cibernético. Mas, sou bem flexível, pois sempre lembro da oralidade da qual não sou nem um pouco rigoroso. As pessoas pra podem falar do jeito que quiserem, portanto que escrevam da forma "correta", assim como já ví muitos doutores que falam regionalmente, mas que são reconhecidos por terem "bagagem", publicações corretíssimas e consequentemente muito respeito.
É muito difícil e ainda será tema de muita discussão a questão do texto cibernético. É certo que é mais fácil de escrever e não precisamos nos preocupar com a norma culta da língua portuguesa, mas sempre me preocupei em pesquisar e escrever sempre da melhor maneira possível. É claro que as vezes, ou melhor, quando estou em uma conversa como no MSN ou em um e-mail informal, tenho maior liberdade de escrever na forma do internetês, abreviando palavras e sem preocupação se está certo ou errado.
Acredito que o blog pode ser uma boa ferramenta de aprendizagem. Muitas crianças e adolescentes se sentem mais a vontade para escrever quando estão em frente a um computador, mas penso que quando essas ferramentas forem usadas para a educação, deve-se priorizar a norma culta de nossa língua.