Hoje em dia, no Tocantins, os blogs são muito utilizados como ferramentas de opinião política e como informativo em geral, pelo menos nasceram como blogs antes de terem um domínio próprio (.com.br). Temos exemplo de Roberta Tum, Cleber Toledo e Conexão Tocantins.
Não sou muito a favor do internetês, como é conhecido o texto cibernético. Mas, sou bem flexível, pois sempre lembro da oralidade da qual não sou nem um pouco rigoroso. As pessoas pra podem falar do jeito que quiserem, portanto que escrevam da forma "correta", assim como já ví muitos doutores que falam regionalmente, mas que são reconhecidos por terem "bagagem", publicações corretíssimas e consequentemente muito respeito.
É muito difícil e ainda será tema de muita discussão a questão do texto cibernético. É certo que é mais fácil de escrever e não precisamos nos preocupar com a norma culta da língua portuguesa, mas sempre me preocupei em pesquisar e escrever sempre da melhor maneira possível. É claro que as vezes, ou melhor, quando estou em uma conversa como no MSN ou em um e-mail informal, tenho maior liberdade de escrever na forma do internetês, abreviando palavras e sem preocupação se está certo ou errado.
Acredito que o blog pode ser uma boa ferramenta de aprendizagem. Muitas crianças e adolescentes se sentem mais a vontade para escrever quando estão em frente a um computador, mas penso que quando essas ferramentas forem usadas para a educação, deve-se priorizar a norma culta de nossa língua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário